No período de janeiro a outubro de 2023, segundo levantamento, 4,86 milhões de benefícios foram concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com nota da imprensa, o valor é 11,85% maior comparado com o mesmo período do ano anterior.

Já a quantidade de indeferimentos caiu 2,89% na comparação dos mesmos períodos. Saiba mais. 

Leia também: Período de carência: quais benefícios exigem (2024).

Qual é o número de beneficiários do INSS hoje?

Segundo nota, existem 38,9 milhões de beneficiários do INSS até o mês de outubro de 2023, sendo que 33,2 milhões recebem benefícios previdenciários e cerca de 6 milhões são atendidos pela assistência social, que envolve o BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada)

Em entrevista, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, reconheceu que a aceleração das concessões pode pressionar os gastos no curto prazo. Contudo, “o represamento da fila só adia uma despesa certa, uma vez que boa parte dos segurados têm direito efetivo a receber o benefício, mas hoje não o conseguem num tempo razoável”.

Confira a seguir: Calendário do INSS em janeiro de 2024: veja datas

Por que aumentou o número de beneficiários do INSS em 2023?

Segundo o presidente do INSS, o aumento se deve às medidas realizadas no ano passado para diminuir o tempo de espera pela concessão do benefício, como os mutirões de atendimento e o bônus de produtividade para os servidores

Segundo Steffanuto, o órgão não está concedendo mais benefícios, e sim, concedendo no tempo que deveria ser concedido. 

Atualmente, o INSS ainda conta com mais de 1,6 milhão de pedidos à espera de análise. Ainda segundo Steffanuto, “o órgão ainda ficará até metade de 2024 organizando essa situação”. 

Acompanhe outras notícias relacionadas ao INSS, concessão de benefícios e direito previdenciário aqui no blog do Previdenciarista. Agora, acesse também o conteúdo completo sobre aposentadoria por idade

Voltar para o topo