O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a antecipação do pagamento dos Benefícios e Aposentadorias. A medida vale para os beneficiários que residem nos municípios de Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, em São Paulo.

Conforme a Portaria MPS/INSS Nº 31, quando ocorrem desastres naturais ou outras emergências, o INSS pode antecipar o pagamento de benefícios para os moradores afetados. Isso geralmente é feito para ajudar as pessoas a lidar com as consequências imediatas da emergência, como perda de renda ou danos à propriedade.

Para solicitar a antecipação do pagamento, os beneficiários devem entrar em contato com o INSS por meio dos canais de atendimento disponíveis, como o telefone 135 ou o site do INSS. O INSS avaliará a situação e, se aprovada, a antecipação do pagamento será realizada.

  • Aposentadoria;
  • Pensão; ou
  • Benefício Assistencial (BPC/LOAS).

Para solicitar o pagamento do benefício antecipado, é preciso manifestar o interesse diretamente no banco em que se recebe o benefício entre 17/3 ea 20/3. Assim, o valor será liberado no dia 27/03 aos beneficiários. Esse valor extra será descontado do valor normal do benefício, a partir do terceiro mês da opção, em 36 parcelas, sem qualquer acréscimo.

A medida irá beneficiar mais de 12 mil pessoas e a antecipação vale enquanto durar o estado de calamidade das cidades.

Quer saber mais sobre a concessão do BPC/LOAS? Então, assista o vídeo!

O BPC/LOAS é uma prestação paga, no valor de salário mínimo, para idosos maiores de 65 anos ou pessoas com deficiência. Desde que não possuam meios de prover à própria subsistência ou de tê-la provida por sua família.

Para obtenção do benefício não é preciso que o requerente tenha contribuído para o INSS, bastando que este preencha os requisitos que serão apresentados abaixo. Portanto, contribuições previdenciárias NÃO são um requisito.

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário?

Então, não deixe de acessar o site e blog do Previdenciarista!

Voltar para o topo