A Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP) vota nesta quinta-feira (12) sobre a possibilidade de adesão a uma greve nacional.

De acordo com a ANMP, a possível paralisação teria como motivação deliberações que seriam contrárias aos interesses da categoria, tomadas por parte da Subsecretaria da Perícia Médica Federal, como a volta das atividades presenciais ainda durante a pandemia do Covid-19, mas sem atender critérios sanitários básicos.

Nesse sentido, afirma também que a entidade “enviou quase 500 (quinhentos) ofícios ao Ministério da Economia desde setembro de 2020, os quais não deram causa a nenhuma iniciativa concreta por parte da Administração”.

O edital de convocação para a assembleia virtual foi divulgado na segunda-feira (9) e a decisão da adesão ou não da greve ocorre amanhã, às 19h.

Assim, caso aprovada, a greve pode afetar o andamento do Pente Fino de 2021 do INSS.

Pente Fino 2021

O INSS divulgou na quarta-feira, dia 30 de Julho, no Diário Oficial da União, que irá realizar o pente fino em 2021.

O objetivo do governo é revisar cerca de 170 mil benefícios com suspeitas de irregularidades. Em especial, de beneficiários que têm documentos em falta no cadastro de concessão. O INSS já enviou as convocações e o pente fino deve acontecer de agosto até dezembro de 2021.

Dessa forma, o foco são segurados que recebem o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), que não tenha data de cessação ou, ainda, que estão há mais de seis meses sem passar pela perícia médica. Dessa forma, o INSS convocará os beneficiários para a reavaliação do benefício por meio da perícia médica.

Quer sabe mais sobre o tópico? Veja também:

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!

Voltar para o topo