A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (22), o Projeto de Lei 1.100/21. A proposta prevê a isenção do Imposto de Renda para aposentados com sequelas da Covid-19.

Nesse caso, o benefício vale quando a complicação ou sequela grave for comprovada por conclusão de medicina especializada. Todavia, o texto prevê que não há problemas se a doença houver sido contraída após a aposentadoria.

 

Isenção de carência para benefícios por incapacidade

Além disso, a proposta prevê também a isenção de carência em benefícios por incapacidade. Assim, quem comprovar estar acometido de complicação ou sequela grave de Covid-19 estaria dispensado de preencher este requisito.

Atualmente, a regra geral prevê que os segurados do INSS possuam 12 meses de carência para a concessão de benefícios por incapacidade, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Para saber mais sobre o tema, assista o nosso vídeo no canal do Youtube:

Dessa forma, de autoria dos deputados Wolney Queiroz (PDT-PE) e Dagoberto Nogueira (PDT-MS), o texto aprovado foi um substitutivo apresentado pelo relator, o deputado André de Paula (PSD-PE).

Agora, o projeto segue para tramitação no Senado Federal.

Quer saber mais sobre o tema? Então, confira também:

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!

 

Voltar para o topo