Quando todos já comemorávamos o julgamento favorável da revisão da vida toda, no apagar das luzes do último dia da sessão virtual, o Ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez um pedido de destaque para levar o caso a novo julgamento.

A seguir explico porque essa manobra do Ministro pode significar o fim da revisão da vida toda.

Pedido de destaque, o que isso significa?

O chamado pedido de destaque é a solicitação de um Ministro para que o processo seja retirado do plenário virtual para julgamento no Plenário físico.

Nesta situação a votação é zerada! Ou seja, o julgamento começa do início.

A previsão do pedido de destaque tem o objetivo de permitir que um Ministro leve o tema em julgamento para o debate presencial, pois no Plenário Virtual não há “debates”, cada Ministro apenas anexa o seu voto ao processo.

Mudança na votação da Revisão da Vida Toda

A grande polêmica no pedido de destaque do Ministro Nunes Marques está no fato de que houve uma troca recente de Ministros na Suprema Corte. Saiu o ministro Marco Aurélio, que votou a favor da revisão, e entrou o Ministro André Mendonça, ex-AGU.

Lembrando que o placar anterior havia sido de 6 x 5! Isto é, uma única alteração de voto pode mudar o resultado do julgamento.

Nesse sentido, entre outras questões, o fato de o Ministro André Mendonça ser ex-AGU e ter passado anos defendendo interesses da União, torna seu voto de certa forma previsível.

Em resumo, trocou-se um voto certo por um muito “duvidoso”.

Esperança?

Existem rumores de que os ministros que votaram a favor da tese estariam articulando uma questão de ordem para manter o voto do Ministro Marco Aurélio.

Nesse cenário, a tendência do placar favorável aos segurados continuaria a mesma.

Ademais, mesmo no cenário de essa suposta questão de ordem não ir para frente, temos a possibilidade de algum dos outros ministros que votaram contra a tese mudar o seu voto.

O próprio fato de o pedido de destaque do Ministro Nunes Marques ter uma clara intenção de manipulação da votação pode induzir os ministros a repensarem seus votos.

Assim, é o momento de nos abraçarmos àquela antiga expressão: a esperança é a última que morre!

Veja aqui como calcular a Revisão da Vida Toda.

Prazo para nova votação

Infelizmente, não temos prazos para a realização da sessão presencial. Dependemos que o Ministro Fux, atual presidente da Corte, paute o processo para julgamento.

A inclusão em pauta pode ocorrer de forma breve ou levar anos. Na minha análise pessoal, há grandes chances de o processo permanecer um bom tempo “engavetado”, aguardando o deslinde final.

Então, estou ciente que o tema dessa publicação não foi animador para previdenciaristas e segurados, mas reitero o sentimento de esperança. Se você gostou do conteúdo, compartilhe com que pode ter interesse no assunto. Muito obrigado!

 

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista

Voltar para o topo