Está sendo desenvolvido em conjunto pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Dataprev e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) uma ferramenta para conceder o benefício de pensão por morte automaticamente. Conforme o ENAP, a especulação é que o lançamento do sistema possa ocorrer ainda neste ano.

A proposta visa facilitar o processo de preenchimento dos requerimentos, apresentação de documentos e identificação de pendências. Assim, em casos em que todos os requisitos estejam preenchidos, o sistema irá conceder o benefício automaticamente.

 

Como funcionará o sistema?

Segundo o ENAP, ao entrar com o requerimento do pedido de pensão por morte, por meio do sistema, o beneficiário deverá fornecer informações e documentos. Dessa forma, a ferramenta irá utilizar inteligência artificial para fazer o reconhecimento dos documentos.

Caso exista alguma pendência, o sistema já informa na hora o que faltou. Agora, caso o requerente cumpra todos os requisitos, terá o benefício concedido automaticamente.

 

Quer sabe mais sobre a pensão por morte? Então, assista:

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!

Voltar para o topo