Os peritos médicos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que atuam em pedidos de benefícios como o auxílio-doença, comunicaram uma paralisação para janeiro de 2024, começando nos dias 17, 24 e 31, por reajuste de 23%, entre outras exigências. Confira.

Quais são as exigências dos peritos médicos do INSS?

De acordo com publicação, os peritos médicos pedem por reajuste de 23%, contratação de pelo menos 1.500 novos funcionários e “que o governo cumpra o acordo fechado em 2022, após greve que durou 52 dias”.

Além disso, os trabalhadores se manifestaram contra a implementação da teleperícia, que pode começar já em 2024 com as consultas médicas a fim de liberar benefícios por incapacidade feitas online, seja por computador ou celular.

Veja também: Veja como simular aposentadoria (Atualizada 2024)

Como seria a paralisação dos peritos?

Segundo nota, com a paralisação, os peritos médicos não vão fazer o atendimento médico aos segurados do INSS com consultas agendadas. Porém, ainda não há nenhuma decisão, pois o comunicado enviado ao Ministério da Previdência, “terá até 12 de janeiro para negociar e apresentar propostas”.

Acesse: Salário mínimo de 2024 deve ser reajustado para R$ 1412

O que o vice-presidente da ANMP informou?

Segundo o vice-presidente da ANMP (Associação Nacional de Médicos Peritos), Francisco Eduardo Cardoso Alves, o recente reajuste dado aos peritos teve percentual de 9%, neste ano.

Contudo, “a defasagem da categoria está em 27%, porque não houve concessão de nenhum aumento salarial para a categoria. Estamos pedindo a recomposição dessa diferença mais o acumulado até agora”, disse.

Fique por dentro dos principais assuntos relacionados ao direito previdenciário no blog do Previdenciarista. Aproveite e acesse também o conteúdo completo sobre aposentadoria por idade.

Voltar para o topo