O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento da Revisão da Vida Toda nesta quarta-feira (30). O Tema 1.102 recomeçou no plenário presencial, após um pedido de destaque no julgamento virtual.

Na sessão plenária dessa quarta-feira, o STF ouviu as sustentações orais proferidas pelas partes envolvidas no processo. Entre elas, falaram:

  • O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  • A advogada da parte segurada, Gisele Lemos Kravchychyn;
  • Representantes do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP);
  • Representantes do Instituto de Estudos Previdenciários (IEPREV);
  • Além de representantes da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde Trabalho Previdência e Assistência Social (FENASPS).

Na ocasião, também foi ouvido o Procurador Geral da República, Augusto Aras. E, por fim, o STF escutou o voto divergente do Ministro Nunes Marques, o qual entrou com um pedido de destaque, enquanto a revisão tramitava no plenário virtual, em março de 2022.

Na sessão dessa quarta foram proferidos dois votos: o favorável do ministro aposentado, Marco Aurélio, o qual foi mantido pelo STF. E o voto divergente do ministro Nunes Marques. Assim, o placar da Vida Toda atualmente encontra-se em 1×1.

O julgamento da Revisão da Vida Toda não foi finalizado nessa quarta-feira, devido a agenda dos ministros. De acordo com a presidente do STF, a Ministra Rosa Weber, o julgamento será concluído nesta quinta-feira (1). A sessão plenária terá início com o voto do Ministro Alexandre de Moraes, às 14h.

Entenda a Revisão da Vida Toda:

A Revisão da Vida Toda é uma espécie de revisão que leva em conta todo período contributivo do segurado. Ou seja, considera as contribuições previdenciárias anteriores a julho de 1994. Dessa forma, tem direito à revisão os segurados que recebam ou tenham recebido benefícios previdenciários calculados com base na Lei 9.876/99, que tenham contribuições previdenciárias anteriores a julho de 1994 e que e ainda não estejam atingidos pela decadência (10 anos a contar do primeiro recebimento mensal). Essa é uma tese que busca oportunizar ao segurado optar pela forma de cálculo permanente se esta for mais favorável.

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site e blog do Previdenciarista!


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo