Foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 10.670/2018. A proposta permite ao segurado ter um acompanhante durante a perícia médica e social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Conforme o deputado federal Herculano Passos (MDB/SP), autor do projeto, o sigilo médico pertence aos pacientes e estes devem possuir o direito de abrir mão dele a acompanhantes de sua confiança:

“Caso o paciente tenha confiança em uma terceira pessoa para ter conhecimento de um ato tão íntimo, isso é uma liberalidade que só diz respeito a ele.”

Agora, o projeto está para análise pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Para que serve a perícia médica?

A perícia médica é um procedimento obrigatório aos segurados do INSS que desejam ter acesso a benefícios por incapacidade. Dessa forma, realiza-se por um médico habilitado do próprio Instituto.

O objetivo da perícia é comprovar a existência de doença ou algo que incapacite o trabalhador, seja total ou parcialmente, para exercer a profissão.

Nesse sentido, não deixe de conferir nossa série de vídeos sobre perícia médica previdenciária:

Quer sabe mais sobre o tópico? Leia também:

Perícia negada em processo de aposentadoria especial, o que fazer?

Acerto pós-perícia: o que é e como resolver?

Portaria do INSS permite a concessão de benefício sem perícia

Acompanhante em perícias médicas previdenciárias

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!

Voltar para o topo