Será que é possível contratar empréstimo consignado nos benefícios de prestação continuada (BPC/LOAS)?
Muitos aposentados e pensionistas possuem empréstimos que são descontados diretamente do INSS, mas será que essa modalidade de crédito também é aplicável ao benefício assistencial?
Empréstimo consignado
A Lei 10.820/2003 dispõe sobre a autorização para desconto de prestações em folha de pagamento.
O crédito consignado constitui uma forma de empréstimo concedida com desconto automático das parcelas no benefício ou na folha de pagamento.
É destinado o empréstimo consignado aos aposentados, pensionistas, trabalhadores com carteira assinada, militares e servidores públicos.
Em regra, essa modalidade de crédito oferece menores juros do mercado, em razão da garantia de desconto direto.
BPC LOAS
O Benefício Assistencial (ou Benefício de Prestação Continuada – BPC) é a prestação paga pela previdência social que visa garantir um salário-mínimo mensal para pessoas que não possuam meios de prover à própria subsistência ou de tê-la provida por sua família.
Dessa forma, trata-se de garantia constitucional prevista no art. 203, inciso V.
É devido aos idosos acima de 65 anos e às pessoas com deficiência.
Além disso, é imprescindível a análise da renda e da composição do grupo familiar, a fim de verificar a necessidade financeira.
Novidade legislativa
Anteriormente, o acesso ao empréstimo consignado era restrito a aposentados e pensionistas.
Porém, agora a MP 1.106/22 determina que os titulares do benefício de prestação continuada (BPC/LOAS) poderão autorizar que o INSS proceda os descontos referentes ao pagamento de empréstimos e financiamentos (art. 6º e seguintes).
Aliado a isso, a medida provisória ampliou a margem de empréstimo passando do percentual de 35 para 40% do valor dos benefícios (art. 6º § 5º).
Assim, o Governo publicou a MP 1.106/22 em 17/03/2022 e já entrou em vigor.
Afinal, isso é bom?
Conforme Governo Federal, essa medida pode alcançar cerca de 4,8 milhões de beneficiários do BPC/LOAS.
Alerto, contudo, que essa novidade deve ser vista com cautela pelos beneficiários do LOAS, a fim de que não gere um endividamento e comprometimento da renda.
O empréstimo consignado não é um mal em si mesmo, o problema é o seu uso indevido e de má-fé.
Caso haja fraude no empréstimo e mesmo assim o INSS autorizou os descontos no benefício, possui responsabilidade. Confira o modelo de petição:
Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!
Prev Casos
Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!
Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS
Diretório de Advogados
Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.
Olá tudo bem ?
Gostaria de saber se é possivel fazer o consignado loas com representante por ordem judicial
Obrigado pelo contato!
Nosso site presta Consultoria para Advogados Previdenciaristas. Por questões éticas não realizamos consultoria direta para segurados do INSS. Recentemente lançamos uma plataforma exclusiva onde é possível localizar um advogado perto de você!
Para melhor atendimento, acesse: https://previdenciarista.com/advogados