Sem dúvida, em 16 de setembro de 2022, tivemos uma ótima notícia para segurados do INSS e advogados previdenciaristas: O trânsito em julgado do Tema 1.018 do STJ. A seguir explico os desdobramentos deste importante julgamento.

Do que trata o tema 1.018 do STJ?

Em resumo, o julgamento abrange a seguinte situação: Possibilidade de execução de benefício judicial até a data do deferimento de benefício mais vantajoso concedido na via administrativa (com opção pela manutenção do benefício mais vantajoso).

Só para ilustrar, vamos a um caso hipotético: Aposentadoria indeferida administrativamente, sendo ajuizado processo de concessão enquanto o segurado permanece trabalhando. Dois anos depois, ainda no curso do processo, é feito novo requerimento administrativo e ocorre o deferimento do benefício.

Posteriormente à implantação do benefício administrativo ocorre o trânsito em julgado do processo judicial relativo ao requerimento anterior. No entanto, o valor do benefício deferido administrativamente é melhor do que o obtido judicialmente.

Nesses casos, antes do julgamento do Tema 1.018, em regra, os juízes intimavam o segurado para fazer uma OPÇÃO:

  • Execução dos atrasados desde a DER do benefício obtido judicialmente e a aceitação da renda menor, OU;
  • Permanecer com o benefício deferido administrativamente sem direito aos atrasados do processo judicial.

Contudo, após o trânsito em julgado do Tema 1.018 não mais se exige essa opção. Isto é, o segurado pode receber o benefício administrativo mais vantajoso e ainda assim executar o benefício judicial.

Tese fixada

Uma vez que já entendemos o objeto do Tema 1.018, vamos conferir na íntegra a tese fixada:

Tema 1.018/STJ: O segurado tem direito de opção pelo benefício mais vantajoso concedido administrativamente, no curso de ação judicial em que se reconheceu benefício menos vantajoso.

Em cumprimento da sentença, o segurado possui direito à manutenção do benefício previdenciário concedido administrativamente no curso da ação judicial e, concomitantemente, à execução das parcelas do conferido na via judicial, limitadas à data de implantação do benefício na via administrativa.

Com fundamento no inc. III do art. 927 do CPC, todos os processos sobre a matéria permaneciam sobrestados (parados) até o julgamento do Tema 1.018. No entanto, com o julgamento definitivo, os processos devem prosseguir.

Petição para prosseguimento do processo

Agora, o momento é de requerer o prosseguimento dos processos que estão parados.

Com o propósito de auxiliar os colegas, segue modelo de petição para levantamento do sobrestamento e julgamento conforme o tema 1.018 do STJ:

Por fim, se o conteúdo foi útil ou se você tem alguma colaboração, deixe seu comentário. Obrigado!

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista para conferir nossos blogs e notícias diárias!


Prev Casos

Você é segurado e precisa do apoio de um advogado? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A) e está procurando clientes? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo